Pois vão existir períodos específicos onde uma determinada capacidade vai ser mais sensível ao estímulo de treinamento. Nas modalidade coletivas, como futebol e futsal, é mais difícil organizar os conteúdos de treinamento, pois existem vários fatores de rendimento que influenciam o desempenho.
Para tentar facilitar a organização e desenvolvimento dos conteúdos de treinamento nas categorias menores do futsal, Luciano Cardoso Vieira (LCV - consultoria esportiva) e em parceria com a prefeitura de santiago, juntos desenvolveram projetos capacitados, assim as categorias de base tem sido um sucesso. O trabalho tem sido realizado com enfoque principal dentro do futsal, é verdade que ainda temos o futebol sete pela frente mas estamos longe de formalizar ainda o futebol de campo, talvez não tão longe.
Apesar das dificuldades encontradas os atletas perseguem seus objetivos e tentam superar qualquer obstáculo. A boa estrutura no seu departamento de futebol e um trabalho sério com uma equipe que leva em consideração a descoberta de novos talentos, priorizando o desenvolvimento individual e coletivo do atleta, desta forma podem acompanhar o crescimento e o sucesso de alguns oriundos das categorias de base.
Luciano desde 2002 vem se destacando dentro do esporte amador em santiago, inicialmente com o União conquistando vários títulos regionais e municipais, mas sempre caraterizando a organização, fato principal que levou a outras equipes este empenho, hoje nossas competições são mais amplas, com algumas equipes de estrutura mais elevadas e mais organizadas, mas as equipes pequenas participam deste rodizio.
Atualmente Luciano é presidente da liga (fundada por ele mesmo), e criou a LCV com o principal objetivo de analisar a estruturação destas crianças em suas escolas e projetos da base e claro organizar as demais competições esportivas pelo estado.
Nas finais do SUB 12 e 14 acompanhei os jogos direto do ginásio das missões e marcava 21 horas e o ginásio lotado de crianças e pais acompanhando o encerramentos e entrega de medalhas, fato inédito para nossa cidade, quando jamais imaginávamos que poderíamos ter uma competição que envolveria cidades vizinhas sabendo do grau de responsabilidade, parabéns a todos em especial a organização.
(Márcio Manente)

Nenhum comentário:
Postar um comentário