Por Márcio Manente
Ser apaixonado por futebol leva você a acompanhar diversos torneios. E não existe, nesse esporte, um torneio de clubes amadores mais entusiasmante que o futsal de santiago em especial a primeira divisão. É lá onde está a maioria dos melhores jogadores da região nesta categoria. Tenho a felicidade de poder, há mais de 4 anos, acompanhar quase todas as finais nessa competição. E é por isso que tenho relativa autoridade para dizer o seguinte: 100 Limites e Força Jovem fizeram uma das maiores finais desta competição. Ou, pelo menos, a melhor partida final que assisti até hoje.
O tempo Regulamentar
Para início de conversa, o jogo teve um responsável para caminhar a um placar favorável. O ala Emanuel do Força Jovem, este que marcou 4 gols ainda no tempo regulamentar garantindo uma prorrogação, Xereco e Titoco fizeram mais dois e o placar ficou em 6 x 4. Pelo lado do 100 Limites o fixo Juliano tentou manter viva a esperança de pelo menos um empate para garantir o titulo ainda no tempo regulamentar, nada feito, seus dois gols somados com o gol de Émerson e outro de pirulito não foram suficientes e a partir foi mesmo para a prorrogação. Apesar dos times se estudarem praticamente o primeiro tempo todo, foi um duelo emocionante já que o 100 limites que jogava por este empate, saiu na frente e colocou pressão ainda mais no grupo adversário, o impeto esportivo, a segurança e a personalidade do força apareceu em quadra, buscou o resultado e virou o placar.
A Prorrogação
O 100 Limites começou melhor, ficando menos tempo com a bola mas mais tempo perto do gol adversário. Fruto de uma bem executada marcação por pressão combinada a uma transição ao ataque feita de maneira eficiente e objetiva. O ala esquerdo Diego froiz foi talvez o maior responsável por essa exuberante performance na aproximação ao pivô Maikel, pois o camisa 23 esbanjava visão de jogo e dinamismo para cumprir uma função que muitas das vezes é questionada dentro do futsal. Pois é, aos poucos, os demais jogadores do 100 Limites foram crescendo no jogo, fazendo com que Emanuel aparecesse menos, ele que foi o protagonista no tempo regulamentar. E como diz o ditado, um jogo para decidir no detalhe, e foi assim mesmo, Juliano mais uma vez aprontou, recebeu na direta e bateu cruzado, Diego froiz só empurrou para o fundo das redes, 1 x 0, e faltava menos de 3 minutos para o termino da partida, o Força se jogou de vez e o 100 Limites criou mais duas oportunidades claras de gol com Bruno, o mesmo que incrivelmente desperdiçou praticamente sem goleiro o que levou a loucura o banco de reservas da equipe amarela, por fim o resultado não mudou, o 100 Limites segurou bem o placar nos segundos finais de depois de subir em 2009 para a primeira divisão, na sua quarta final e 5 anos, O treinador Gilmar Pedroso comemorou o titulo como se fosse o seu primeiro na história do esporte.
Final:
100 Limites 4 x 6 Força Jovem
Prorrogação: 1 x 0
Marcaram para o 100 Limites no tempo normal.
Juliano 2, Émerson 1 e Pirulito 1
E pelo Força marcaram.
Emanuel 4, Xereco 1, Titoco 1
Já na Prorrogação Diego Froiz marcou o único gol da partida que deu o titulo ao 100 Limites.
O título do 100 Limites foi merecido. Merecido, primeiramente, porque tivemos uma campanha de encher os olhos, vencendo os favoritos e de futebol do mais alto nível, merecido por ter tradição nesta categoria e sempre respeitando a camisa adversária.
O Ginásio Municipal foi palco de mais uma partida épica. Decisiva como nunca, santiago recebeu dois expoentes do bom futebol atual. Tanto 100 Limites como o Força Jovem possui um elenco forte, funcional e vencedor. Tanto João Paulo como Gilmar Pedroso no comando técnico tem tudo para ir daí para melhor, seguindo esse trabalho maravilhoso, renovado, ofensivo. É o desenho do futuro do nosso esporte. Uma competição que caminha a passos largos para se tornar uma potência na região. E com uma diferença daquela competições lá atrás: uma potência que, agora, joga futebol. Com tudo isso que vimos ao longo destes anos, com a chegada dos novatos no comando com o trabalho desenvolvido por todos, pode-se afirmar com segurança: a revolução está em curso.
Gilmar com a filha de Roberto |
Por outro lado tivemos o publico presente, a lotação nas arquibancadas era inevitável lembrava muito os jogos profissionais de santiago pelo estadual, ginásio lotado e futsal de alto nível dentre os fatores a homenagem imposta a um querido desportista que partiu tão cedo, Roberto dos Santos figueiredo (NOJINHO), brilhou em 2011 com a camisa do 100 limites, se destacava com belos gols e uma canhotinha infernal, o organização o homenagem com o troféu que levou seu nome, mais do que merecido, mas na final foi a vez dos times fazerem sua parte, o 100 Limites foi a quadra com uma faixa expondo a todos o sentimento pelo saudoso amigo e o Força Jovem quando Emanuel marcou um de seus gols foi até a faixa dedicar ao seu grande amigo, homenagens que emocionaram os presentes, inclusive a família de nojinho estava presente reforçando a torcida.
Troféu ROBERTO DOS SANTOS FIGUEIREDO sendo entregue das mãos do Atual Prefeito Municipal Julio Ruivo ao Capitão do 100 Limites Saninho |
Goleador com 29 gols - Marcelo Obregom - Nacional |
Goleiro Menos Vazado - Fagner - Força Jovem |
Presidente da Liga - Márcio Manente |
Treinador Campeão - 100 Limites - Gilmar Pedrozo |
Troféu de Vice Campeão entregue ao capitão do Força - Rafael Biasi (Capeta) |
Mais Fotos da decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário