domingo, 13 de outubro de 2013

Grêmio - Do blog de Luiz Zini

Por Márcio Manente

Comentaristas tem a mesma conclusão do grêmio deste sabado depois de perder mais dois pontos ganhos no rio de janeiro, confira matéria do blog de Luiz Zini.

"Gaúchos da superdefensiva e histórica escola do capitão Carlos Froner, Mano Menezes, que adora uma retranca, Celso Roth, fã de uma trindade de volantes, Felipão, amigo de todas as zagas, ficariam vermelhos de vergonha com o conservadorismo de um conterrâneo chamado Renato Portaluppi.

Eles não ousariam tanto. Não na frente de milhões de torcedores. Não em canais em HD.

Não manteriam três zagueiros, três volantes e dois atacantes, que não conhecem o gosto do gol, depois de fazer 1 a 0 no Fluminense, no Maracanã, e de ver o adversário com um jogador a menos. Não recuariam ou manteriam uma retranca no lugar errado e na pior hora, jamais sofreriam um empate no final da partida.

Com a vitória na mão, contra 10, ao contrário de ser ousado, buscar o segundo gol, Renato recuou, fez as substituições óbvias de sempre, um volante por outro, um lateral sai, outro entra.

Quando precisava da posse de bola, optou pela marcação.

Quando precisava atacar, manteve Barcos e Kleber, totalmente anulados pela defesa carioca.

Renato precisa de um assistente técnico que o ajuda nas decisões durantes os 90 minutos. Ele não consegue modificar o esquema tático durante os jogos. Não lê a partida, não observa o adversário. Perdeu três pontos na Arena, contra o Criciúma, quando não conseguiu mudar o time para melhor. Entregou mais dois no Rio. São cinco pontos em seis.

A segunda colocação no Brasileirão, a nova atitude dos jogadores,  um posto no G-4, a Libertadores ao alcance, não mascaram os erros do treinador. Ele precisa ser humilde e aprender. Olhar o que faziam seus técnicos do passado, como Telê Santana, um comandante que sabia da importância de atacar e defender com a mesma fome. Falta equilíbrio e ousadia ao Grêmio de Renato.

Se ele não sabe, se ele não ouve, alguém precisa gritar no seu ouvido."

Aumentou para 90% a ousadia do torcedor que não quer se satisfazer mais uma vez com apenas um G4, quer titulo, quer vencer e levantar a taça, acorda grêmio!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário