sexta-feira, 31 de maio de 2013

Esclarecimento

Amigos do Arena Net Esportes

Viemos através desse e-mail colocar a posição do Departamento de Esportes de Santiago e do Projeto Bola Pro Futuro em relação a postagem deste importante orgão de informação do nosso esporte Santiaguense, com o intuito de esclarecer e informar sobre nosso trabalho.

Em primeiro lugar os responsáveis pelas estruturas esportivas de Santiago não são "donos" e sim gestores das mesmas, para mante-lás em condições perfeitas de uso pela população.

Tendo em vista as colocações de pessoas envolvidas no esporte, como clubes, parte da imprensa e Liga, criticando a forma como é disponibilizada a utilização do Campo Municipal nos dias de umidade, o Departamento de Esportes de Santiago a partir desse momento esta LIBERANDO o Campo para ser utilizado sob qualquer condição climática, ficando isento de qualquer incidente físico com os usuários e também sobre a melhor condição do gramado. 

Os treinos das equipes do Projeto Bola Pro Futuro seguem normais, ou seja, não utilizando em dias de chuva, preservando o usuário e o patrimônio do Município.

Também viemos esclarecer que a equipe Sub-15 se denomina Cruzeiro/Bola Pro Futuro, sendo uma parceria entre o nosso Projeto Bola Pro Futuro e o Esporte Clube Cruzeiro, com o objetivo de formar uma equipe representativa com alunos/atletas Santiaguenses para possibilitar a eles a formação esportiva de alto nível desde a categoria Sub-13 até a formação da equipe Juvenil, que disputa a Copa Santiago, fato sempre questionado pela comunidade da não formação de uma equipe "caseira" para a disputa ( na última edição tivemos cerca de 15 atletas naturais de Santiago). 

ESTRUTURA

Essa parceria está nas equipes Sub-13 e Sub-15 e disponibiliza treinamentos diários ( Segunda-Sábado ) de 2 horas para cada categoria em 4 campos de futebol (Cruzeiro, Campo Municipal, Campo Municipal denominado América e campo do 9º Blog). 

Nos dias de chuva, com a intenção de preservar a integridade física dos alunos está disponibilizado um horário dentro do Ginásio Municipal( Ginasião ) das 16h30min-18hs.

Os treinos ocorrem desde a segunda quinzena de Fevereiro, ou seja, 4 meses, tempo suficiente para a boa organização das equipes.

O Projeto disponibiliza dois monitores para as equipes, sendo que cada uma tem um técnico e um auxiliar. 

Os atletas são levados para os treinos diariamente por um Micro ônibus que faz um trajeto buscando os alunos em locais próximos a suas residências. 

Todos os alunos recebem um uniforme de treino para melhor organização e identificação dos mesmos.

O Cruzeiro disponibiliza materiais de treinos e alimentação em jogos fora de Santiago.

A Prefeitura disponibiliza transporte e pagamento de arbitragem para participação de campeonatos em todas as categorias.

Nenhum aluno paga para participar dessas equipes.

Disputamos campeonatos Estaduais e Regionais considerando isso um diferencial. 

Esta estrutura é muito acima de muitas cidades e clubes do estado e que inclusive clubes profissionais não tem. Santiago é referência regional e estadual em esporte e conhecido pela boa organização. 

Nossos alunos treinam desde as categorias Sub-7, Sub-9 e Sub-11 no futsal, sendo os primeiros passos para a formação esportiva.

CONSIDERAÇÕES

Sobre essa chamada "falta de estrutura" e "amadorismo", estamos trabalhando sério para que esses meninos tenham uma melhora constante e os resultados já estão ai para todos verem.

Lembrando que o principal objetivo do Projeto Bola Pro Futuro é o fator socializante que o esporte promove, dando ao aluno uma orientação e organização que irá ser fator determinante na sua formação como ser humano responsável e saudável dentro das metas de nossa Cidade Educadora. 

Nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Att,
Claudio Batista Manzoni
Gestor de Esportes do Departamento de Esportes de Santiago-RS
Daniel Pahim Teixeira   -   CREF-4622-RS
Coordenador do Projeto Bola Pro Futuro/Departamento de Esportes de Santiago-RS
(55) 3251-1353
(55) 9131-6653

2 comentários:

  1. Parabens!!! Um Excelente trabalho. Silvana caetano

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de expor aqui que fico surpreso e feliz ao ver tanto apoio destinado ao esporte Santiaguense, principalmente as categoria de base. E de fato muitos clubes não possuem tais condições para trabalhar com a formação como estou me informando neste momento em Santiago. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos neste projeto, mas principalmente ao Batista e ao Daniel pelo belo trabalho realizado e tenho a certeza que este é o caminho para se formar grandes jogadores de futebol e cidadãos de bem.

    Filipe Mattos - Treinador E. C. São José - POA Sub15

    ResponderExcluir