sábado, 23 de fevereiro de 2013

Barcos x Damião: Duelo de Artilheiros!

Por Alexsander Morin


Neste próximo domingo, dia 24, o clássico Gre-Nal vai movimentar não a cidade de Porto Alegre, mas Caxias, que recebe o duelo pelas quartas de final da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho, em jogo às 16h, no estádio Centenário. De um lado estará Leandro Damião, centroavante colorado que é esperança de gols, e do outro o argentino Hernán Barcos, mais novo atacante tricolor e que em poucos jogos já caiu nas graças da torcida.

Neste ano, o primeiro clássico entre os rivais gaúchos já foi disputado. Em jogo no Colosso da Lagoa, em Erechim, o Grêmio mandou a campo um time B, enquanto o Inter tinha força máxima. Assim, o Colorado venceu por 2 a 1 e Leandro Damião marcou um dos gols. Enquanto isso, Barcos fará seu primeiro Gre-Nal, mas em se tratando de clássico, o argentino já pode se considerar experiente. Em 2012, pelo Palmeiras, ele marcou um golaço contra o São Paulo, num empate por 3 a 3 em Presidente Prudente, no Campeonato Paulista.


Enquanto um estreia no duelo especial, Damião já encarou o Grêmio nove vezes e marcou três gols. Na final do Gaúcho de 2011, o centroavante do Internacional marcou duas vezes e ajudou o Inter a sair com o título.

Barcos já fez gol no Inter, mas não valeu, e gerou uma das grandes polêmicas no Brasileirão do ano passado. Ele marcou um gol de mão que chegou a ser validado e depois anulado pela arbitragem, em lance que suscitou uma possível influência externa na decisão de campo. O caso foi parar no STJD e o clube gaúcho correu o risco de ficar sem os pontos da partida, mesmo depois de ter vencido por 2 a 1.


Na seleção, os dois vivem situações semelhantes. O argentino já foi convocado por Alejandro Sabella algumas vezes, mas ainda está longe de ter lugar garantido na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Esse foi um dos motivos para o centroavante abandonar o rebaixado Palmeiras. O mesmo acontece com Leandro Damião, que foi o artilheiro do Brasil nas últimas Olimpíadas e não tem sido convocado recentemente. O clássico pode servir para colocá-los mais perto das próximas convocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário