Por Márcio Manente
A noite desta quinta-feira foi histórica para o Clube Esportivo e Recreativo (CER) Atlântico. Pela primeira vez em seus 99 anos, o clube sediará uma edição da Copa Libertadores da América de Futsal. O lançamento oficial do evento, que acontecerá em Erechim, entre os dias 21 e 27 de abril, sob organização do clube erechinense, reuniu nesta quinta autoridades e convidados em um momento especial.
A solenidade foi aberta pelo diretor de futsal do Clube, Cladir Dariva que apresentou o projeto do Atlântico APTI URI Erechim para o ano de 2014, envolvendo a disputa dos campeonatos Gaúcho, Libertadores e Liga Nacional. Cladir salientou a importância de o time de futsal do Galo ter vencido os dois primeiros torneios do ano, o de Verão, em SC, e a Copa Cataratas, no PR.
Comemorou e anunciou ainda a convocação de Galo, ala do time, para a Seleção Brasileira. O jogador vai disputar a Copa das Nações com a “amarelinha” entre os dias 25 e 30 de março.
A solenidade teve ainda a apresentação do novo uniforme do time, apresentado pelos próprios jogadores. O ponto alto acabou sendo mesmo o lançamento da Libertadores, feito pelo presidente do CER Atlântico, Julio Brondani. Ele apresentou toda a programação do evento e o esforço que o Clube fez para sediar a competição. “A vinda desta competição para Erechim não foi obra do acaso. Recebemos muitas manifestações sobre a organização da nossa comunidade, a união. Somos a 13ª cidade do Estado em consumo, a 16ª em PIB (Produto Interno Bruto), 240ª no Brasil em desenvolvimento humano. Este é um evento único e que não estará sendo realizado em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo ou outra capital, será em Erechim”, vibrou o presidente.
Ao longo da solenidade também foram apresentados depoimentos históricos como o do atual diretor de futsal, Aljocir Berticelli e do supervisor de futsal do Clube, Elton Dalla Vécchia. Ambos salientaram a história do futsal e as suas conquistas até hoje. O primeiro capitão do time, Giba, também deixou sua mensagem assim como o atual capitão, Keké.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis encerrou os pronunciamentos da noite destacando a luta e a vontade de vencer do povo de Erechim. “Isso existe aqui há 95 anos. Nós todos, juntos, estamos construindo marcas valorosas para Erechim, como a do Atlântico”, frisou o prefeito. “Eventos como estes elevam a auto-estima da cidade. Mostra que entidades fortes como o Atlântico podem organizar grandes eventos em nível nacional e internacional”, finalizou.
O prefeito também foi presenteado com uma camiseta do Clube, entregue pelo jogador Keké e pela rainha do Galo, Isadora Fahl. Crianças que integram as escolinhas de futsal do Atlântico, acompanhados de jogadores da equipe principal, entraram no Salão Social levando as bandeiras de cada país participante até os mastros, dando por aberta a programação da Libertadores da América de Futsal em Erechim.
A competição
O Atlântico será o organizador do evento. Em quadra estarão desfilando craques da Intelli e times sul-americanos como Boca Juniors, da Argentina, e Peñarol, do Uruguai, além do próprio Atlântico, atual campeão da Taça Brasil.
Erechim entrará para uma lista seleta de cidades na América do Sul que tiveram a chance de sediar a competição. No Brasil, apenas Rio de Janeiro, RJ, Carlos Barbosa, RS e Jaraguá do Sul, SC, já sediaram o torneio.
A competição continental só teve campeões do Brasil. Desde 2002, quando começou como Copa Sul-americana, a Libertadores só foi vencida por clubes brasileiros. O Atlântico foi vice-campeão em 2006.
Estão confirmados na competição deste ano o Boca Juniors (ARG), Atlântico e Intelli (BRA), Palestino e Deportes Concepción (CHI), Sport Colonial/Yerba Mate Kurupi e Coronel Escurra (PAR), além de Peñarol e Old Cristhians (URU). A última vaga será decidida pela Argentina.
FONTE: Edson Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário